Conheça os 3 passos para atingir a diversidade efetiva em sua empresa

De acordo com a pesquisa “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ( Aberje ) as empresas estão cada vez mais comprometidas com o quesito: diversidade, em sua equipe.

De acordo com a pesquisa “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ( Aberje ) as empresas estão cada vez mais comprometidas com o quesito: diversidade, em sua equipe. O estudo realizado contou com a participação de 124 companhias que, somadas, faturam R﹩ 1,24 trilhão, equivalente a 18,3% do PIB brasileiro em 2018. Destas, 63% contam com programas de diversidade e inclusão.

Diante deste cenário, uma pergunta ainda se faz presente na mente de muitos empresários: Como implementar, de fato, a diversidade efetiva na minha empresa? Pensando na resposta desta questão, Daniela Verdugo sócia-fundadora e Headhunter na THE Consulting, apresenta três tópicos que podem culminar em um ambiente de trabalho com mais inclusão e representatividade. “No cenário atual do mundo, não apenas do mercado, é fundamental que um bom líder e gestor de equipe esteja atento a questões de diversidade pois esta medida acaba gerando um círculo virtuoso na empresa”, revela a Headhunter .

Análise da estrutura interna e noção do ponto de partida

Para que um ambiente inclusivo seja implementado de maneira efetiva e duradoura dentro de uma empresa, é preciso que este processo seja divido em algumas etapas. Segundo Daniela, a primeira delas é analisar o cenário atual da companhia a fim de tomar ciência do ponto de partida das mudanças. “Esta análise da estrutura interna a fim de entender como está o posicionamento da empresa no momento, com relação a diversidade, precisa ser o pontapé inicial do processo pois a partir de então, os pontos a serem reestruturados ficarão mais evidentes”, explica Dani.

Liderança representativa: o conceito aplicado na prática

Após realizar a análise estrutural, o próximo passo é implementar diversidade na posições de liderança. “Focar nessa inclusão em cargos de liderança é uma atuação extremamente importante, não somente por refletir valores humanos da empresa mas também por servir como um fator encorajador para que o time de base da companhia se identifique com a representatividade e queira ainda mais crescer na companhia”, revela a sócia-fundadora da THE Consulting.

Ações de retenção para a diversidade na empresa

Por fim, mas não menos importante. Torna-se fundamental, para a empresa que já conta com a diversidade como um de seus pilares sólidos, saber como manter esses profissionais em seu time. “Neste ponto, torna-se importante que as empresas que buscam manter a diversidade efetiva tenham espaço para discussão de temas que interessam a cada grupo e, principalmente, que a interação entre os grupos seja muito fluida e natural”, orienta a Headhunter.

“Tudo isso, de fato, representa um desafio. Trata-se de um processo e da construção de hábitos sociais muito ligados a cultura, mas quando a inclusão é feita de maneira genuína pelas empresas, estas conseguem um altíssimo engajamento e isso tem se mostrado muito impactante até mesmo para os resultados das organizações, que chegam a entregar até 25% mais resultados que aquelas não diversas.”, finaliza Dani.

voltar