10 perguntas usadas por líderes interessantes para iniciar uma conversa

Bons diálogos podem fazer as pessoas gostarem mais de você – e algumas estratégias podem te ajudar a iniciá-los

A comunicação é uma habilidade fundamental para todo empreendedor. E não apenas em ocasiões como exposições de projetos ou apresentações: ao falar com novos clientes e empregados, por exemplo, é importante ser interessante e gerar engajamento.

Mas como manter o interesse do interlocutor? Para causar uma boa primeira impressão você deve, por exemplo, ser breve e ir direto ao ponto. É o que sugere o empreendedor Marcel Schwantes em artigo para o portal Inc. “Se você sabe que fala devagar e faz muitas pausas para reunir seus pensamentos, acelere o ritmo do diálogo. Do contrário, vai perder o ouvinte”, escreve.

Também é preciso demonstrar suas emoções. Para isso, Schwantes sugere a variação de tom, entonação e volume da voz durante a fala, para destacar diferentes significados na sua narrativa.

A linguagem corporal também merece bastante atenção: sorria e dê risada daquilo que for engraçado. Boa postura e o ato de inclinar-se para demonstrar interesse são outras boas aliadas.

Mas Schwantes destaca que a melhor maneira de fazer as pessoas gostarem mais de você é iniciar as conversas com as perguntas certas. A chave é colocar o foco no outro. “As pessoas querem ser vistas e ouvidas”, afirma o empreendedor.

Ele reuniu 10 perguntas que podem dar uma guinada na sua próxima reunião. Fazê-las pode ajudar a ter conversas mais profundas. Veja abaixo.

1. Qual é a sua história?

2. O que te deixa muito animado?

3. O que te faz sorrir quando você acorda?

4. O que te faz levantar da cama?

5. Qual a razão da sua existência — seu “por quê”?

6. Qual é a coisa mais importante que eu deveria saber sobre você?

7. Qual você acha que é o fio condutor da sua vida?

8. Qual foi um dos momentos mais decisos da sua vida?

9. Qual foi melhor coisa que te aconteceu este ano?

10. Qual foi a última vez que você falhou absurdamente em alguma coisa?

voltar